Versão nacional do sucesso mexicano, 'Rebelde' é a aposta jovem da Record para 2011



Houve um tempo, não muito distante, em que Mia, Roberta, Lupita, Diego, Miguel e Giovanni eram alguns dos nomes mais citados em rodinhas adolescentes. Hit na TV mexicana, a novelinha "Rebelde" virou febre no Brasil, quando exibida pelo SBT. Nada mais natural que a trama - que explora a rotina de estudantes em um colégio de elite, sua ligação com a música e suas relações familiares - ganhasse uma versão verde e amarela.

Com o mesmo nome do folhetim original, a atração tem estreia prevista para março de 2011 na Record. Mas o jovem elenco capitaneado por Sophia Abrahão, Micael Borges, Lua Blanco, Chay Suede, Melanie Fronckowiak e Arthur Aguiar já se prepara para o que vem pela frente: além de se tornar uma banda de verdade, o grupo fará shows, lançará CDs e estampará uma infinidade de produtos, de cadernos a mochilas.


Clique na imagem para ampliar

Para Sophia, a responsabilidade também é grande, ela diz. Sua Alice era originalmente interpretada por Anahí, uma das "rebeldes" mais adoradas do grupo. Apesar de não ser muito experiente quando o assunto é música, a atriz - que despontou em "Malhação" e pôde ser vista recentemente em "Bicicleta e melancia", no Multishow - foi com cara, coragem e um violão para o teste musical. Passou.

- Não sou cantora... Mas quando as coisas são fáceis demais a gente não dá valor - teoriza ela, que acompanhou o fenômeno "Rebelde" no Brasil, nos idos de 2005: - Lembro que era uma coisa grandiosa, com shows lotados. Eu gostava, assistia. Uma das minhas grandes frustrações era não cantar. Nunca imaginei que um dia faria turnês, gravaria um CD. Ainda não estou acreditando!

"Adaptar uma novela ou escrever uma original acaba dando o mesmo trabalho, pois na adaptação a gente tem que dar o "molho" brasileiro, acrescentar personagens que não existiam no original."

Na trama brasileira, Alice é uma das meninas mais populares do colégio. Doce e sensual ("Mas sem ser vulgar", Sophia faz questão de ressaltar), ela se envolve com Pedro, personagem de Micael Borges. Em uma dessas coincidências da vida, os dois se tornaram amigos durante "Malhação": o ator, formado pelo grupo Nós do Morro, foi protagonista de uma das temporadas da novela adolescente da Globo.

Clique aqui e veja o vídeo de Chay Suede e Sophia Abrahão falando sobre a novela

- Estava num processo de preparação para um filme quando pintou o teste para "Rebelde". Pensei "tem gente que canta melhor", mas me empenhei. No Nós do Morro a gente sempre teve que fazer tudo: dançar, cantar, tocar um instrumento, fazer circo... Isso me ajudou - conta o ator, que faz parte da banda Melanina Carioca: - Todo mundo está esperando "Rebelde". Sei que 50% vão falar bem, e 50% vão falar mal. Mas o público mais jovem é assim, diz que nunca vai ter uma coisa igual e depois acaba se apaixonando de novo.

Segundo o ator, seu personagem tem "jeito de líder". Mas Pedro esconde um segredo que envolve seu pai e que será revelado mais adiante. O rapazinho será alvo de Diego (Aguiar), de quem logo depois se tornará amigo. Em seu primeiro grande papel na TV - ele também esteve em "Bicicleta e melancia" -, Aguiar mostrou uma composição própria nos testes. Agradou e ganhou o papel do mauricinho que sofre com o pai, vivido por Juan Alba.

- Diego tem um pai muito rico, mas a única coisa que ele queria era um pouco de atenção. Então, acaba fazendo algumas besteiras. Ele tem um certo preconceito com o Pedro, porque ele entra no colégio como bolsista. Mas depois dá abertura para ele - adianta o moço, que tenta não pensar na possibilidade de a novela ser um estrondoso sucesso: - Não queremos ser ícones. O que queremos é mostrar nosso trabalho.

Diego é par romântico de Roberta, interpretada por Lua Blanco. A moça (que também fez participações em "Malhação") deu um tempo de sua banda, a Lágrima Flor, para se dedicar exclusivamente à novela. O sobrenome entrega a relação de Lua com a música: ela é neta de Billy Blanco, um dos nomes mais conhecidos da bossa nova.

- Roberta é a mais rebelde do grupo. É revoltada com a vida e, por ser filha de uma cantora famosa, tem uma relação conturbada com a mãe. No fundo, é uma menina do bem e muito interessante - revela a atriz, que não viu a versão mexicana: - Já estava na faculdade de Letras, vivia em outro esquema. Depois não quis assistir para não me influenciar.

Dois estreantes fecham a turma da novela: Chay Suede e Melanie Fronckowiak. Conhecido do público, o rapaz foi um dos quatro finalistas de "Ídolos". Já Melanie, ex-modelo, emplaca seu primeiro trabalho na TV. Ele é Tomás, que se envolve totalmente com o mundo da música ao longo da trama. Ela é Carla, uma bolsista com quem ele acaba vivendo um romance.

- "Rebelde" é uma oportunidade única, não tem como não querer. É muito louco: meu primeiro papel, e já sou protagonista! - vibra o cantor e ator, que pretende continuar compondo: - Minha vida agora está dedicada à novela. E sei que a banda é a banda do Tomás, e não a do Chay. Não sei como vão ficar meus projetos musicais paralelos.

Melanie também está empolgada:

- Esse universo adolescente não é desconhecido para mim. Difícil seria interpretar uma mãe sem nunca ter sido. Sempre cantei em coral, mas nunca profissionalmente. Sinto muito orgulho por ter sido escolhida.

Diretor geral da trama, Ivan Zettel conta que foram feitos mais de 600 testes para se chegar ao sexteto de protagonistas.

- Nossa maior dificuldade foi a particularidade do elenco: jovens bonitos, que cantassem, dançassem e interpretassem muito bem e com o diferencial de que a personalidade dos atores estivesse em sintonia com a do personagem - conta o diretor, que prefere esperar a recepção do público a "Rebelde" antes de cogitar estendê-la em mais temporadas, como a original mexicana: - Só teremos essa resposta depois da novela no ar. Precisamos saber primeiro como o público vai reagir.

Autora da versão de "Rebelde", Margareth Boury diz que tanto o Brasil quanto o México são países de tradição quando o assunto é novela. Para os jovens telespectadores, ela promete uma trama "ágil, com romance, ação e comédia".

- Adaptar uma novela ou escrever uma original acaba dando o mesmo trabalho, pois na adaptação a gente tem que dar o "molho" brasileiro, acrescentar personagens que não existiam no original. No México, as tramas têm poucos personagens, uma tradição diferente da nossa - explica Margareth: - No caso de "Rebelde" foi mais fácil, pois a original é ótima e os conflitos universais. O que nós fizemos foi dar um ritmo mais acelerado para a novela, rechear com mais comédia e aceitar o desafio com garra para fazer um sucesso.

Margareth, que assinou "Alta estação" na Record e é coautora de "Kubanacan", da Globo, também diz que a trama não é exclusivamente teen:

- Acredito que "Rebelde" não é apenas para eles. É para os pais, os avós, os tios e toda a família. Conflitos de jovens acabam atingindo a família inteira, e estamos cuidando desses conflitos de maneira bem honesta.
O Globo Online

Comentários

  1. to com preguiça de ler kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Da nem pra ler o jornal... Tem uma maior não? Ou o que ta no jornal, é esse texto?

    ResponderExcluir
  3. Saiu no jornal oglobo? mais pelo o que eu vi, o texto que ta ai, ta no jornal néh?

    ResponderExcluir
  4. não pra julgar nem nada , mais eu acho que os fãs no começo não vão gostar , eu sou fã de rebelde e de sou fã de rbd ate hoje mesmo que a banda tenha acabado,a unica coisa que eu não gostei foi de mudar os nomes dos 6 principais, mais boa sorte para os atores ,
    mais mesmo assim pra mim a versão mexicana vai ser sempre a melhor

    ResponderExcluir
  5. o Chay estudooooooooooou comigo :D ele é lindo e fofo. Vitoria ES sempre Chaay! Pacheco seempre s2

    ResponderExcluir
  6. viiixe eu amoo a record e espero que a record não desapontes nós os fans de Rebelde ... espero que os atores deem o melhor de sii
    claro não vão nem chegar a ser os rebeldes como roberta pardo ( Dulce Maria ) Mia Colucci ( anahi ) e Etc ....
    essa ninguen vão conseguir imitarr
    espero que vcs representem muito bem ...

    ResponderExcluir
  7. isso vai ser uma porcaria o rebelde verdadeiro temque voutar isso vai ser ridiculo adoro a red recor mais não vou ver mais que ridiculo

    ResponderExcluir
  8. [a] eu sou fã de Rebelde, até hoje, mesmo que tenha acabado, e estou gostando muito da versão brasileira, muito mesmo. Estão representando muito bem, e os atores são muito bons, e lindos. Desejo muito sucesso, com esse potencial vocês vão chegar longe, parabéns, e boa sorte ♥

    ResponderExcluir
  9. EU NAO FICO UM DIA SEM OLHAR UM CAPITULO, EU AMO MUITO ELES SOU FA DELES EUAMO MUITO A ROBERTA E A ALICE O DIEGO TOMAS PEDRO CARLA EU AMO MUITO

    ResponderExcluir
  10. eu amo essa novela!!!Sou fã numero 1 de todos!!
    eu (10) e minha irmã (7) assiste todos os dias!
    espero que pedro e alice fiquem juntos,tomas e carla tbm e roberta e diego tbm......
    bjs

    ResponderExcluir
  11. AMO VOCEIS TAYS SULZBACHER SOU FA DE MAAAAAAAAIS VEM VOCEIS EM ITUIUTABA

    ResponderExcluir
  12. ALICE ROBERTA CARLA PEDRO TOMAS E DIEGO AMO VCSSSSSSSSSSS
    VENHAM EM ITUIUTABA MG NA MINHA CASA AV 25 BAIRRO NOVO HORIZONTE
    NUMERO 481 POR FAVOR LEIA E VENHAM

    ResponderExcluir
  13. AMO VOCES EU QUERO SER UMA REBELDE IGUAL VOCES POR FAVOR
    VOU MANDAR MINHA MAE FAZER A PULSEIRA DA ROBERTA TAYS AMOOO MUITO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão, troca de ofensas entre leitores ou divulgações
de outros sites/blogs.